Rosane Borges lança Fragmentos do Tempo Presente

Emicida e Luciana Barreto participam de lançamento do livro Fragmentos do tempo presente, de Rosane Borges 

Evento abrirá as atividades do quarto ano do Aquilombô: Fórum Permanente das arte negras 

A jornalista e professora Rosane Borges lança no próximo 05 de novembro (terça), às 19h, seu sexto livro, Fragmentos do tempo presente, com a participação do rapper Emicida e da jornalista Luciana Barreto. A live será mediada pelo professor e dramaturgo Marcos Fábio de Faria (Laboratório Editorial Aquilombô) com transmissão simultânea no canal do Youtube da autora e nos perfis do Instagram dos convidados e será apresentada pelo Jornalista Miguel Arcanjo Prado.

Fragmentos do tempo presente reúne artigos sobre política, cultura, artes, mídia, jornalismo, tecnologia, racismo, sexismo e acompanha as reações dos movimentos a essas formas de exclusão. Recobrindo um arco temporal que vai de 2016 a 2019, o livro busca pensar o Brasil contemporâneo, fraturado por instabilidades políticas, pelas lutas por reconhecimento de grupos historicamente discriminados e por reconfigurações da tecnologia que constroem novas formas de sociabilidades.

A obra é editada pelo Laboratório Editorial Aquilombô, residência do Fórum Permanente das Artes Negras, que se dedica à publicação de autores negros, LGBTQIA+ e indígenas. Rosane Borges conta também com um time de excelência na apresentação de Fragmentos do tempo presente: o prefácio é do jurista e intelectual Silvio Almeida, a orelha do jornalista e intelectual Muniz Sodré, o maior comunicólogo do Brasil, e a quarta capa é assinada por Fabiana Cozza, cantora, escritora e pesquisadora, e Flavia Lima, editora de Diversidade do jornal Folha de São Paulo.

Silvio Almeida afirma, na apresentação da obra, que “ao olhar para os cacos da nossa existência espalhados pelo chão do cotidiano, a autora nos permite compreender de que modo a vida se estilhaçou e como esse processo de dilaceração e de fragmentação da vida se repete a cada novo dia”. Já o idealizador do Aquilombô, o ator e dramaturgo Rodrigo Jerônimo, ressalta que “Rosane é a mentora intelectual desse projeto, participando ativamente, desde a primeira edição, como guia de nossas atividades, por isso, esse registro é fundamental para a história do Fórum”.

A autora vem se destacando no cenário nacional com seus artigos ensaísticos que incidem sobre assuntos da atualidade, levando o público a uma reflexão mais profunda sobre os fatos normalmente apresentados na velocidade do tempo jornalístico e, mais recentemente, das redes sociais e mídias digitais.

O Aquilombô tem se dedicado nesses últimos anos à empregabilidade de artistas negros e ao registro histórico, poético e intelectual por meio de publicações e eventos.

 

O QUE: Lançamento do livro Fragmentos do tempo presente (Laboratório Editorial Aquilombô)

QUANDO: 05 de novembro de 2021,  às 19h

ONDE:  Canal do Youtube Esboços do contemporâneo e nos perfis do instagram dos convidados.

Mais informações: [email protected]