#BNcast 07 Martha Rosa Queiroz

O sétimo episódio da segunda temporada do BNcast conversa com Profª Martha Rosa: natural de Olinda, Martha Rosa Queiroz é historiadora pela UFPE, Doutora pela Universidade de Brasília e militante do Movimento Negro. Hoje, professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Martha Rosa é também idealizadora do projeto Negritos que visa ser um lugar de memória da imprensa negra no Recife e em Salvador.

Este programa, assim como os anteriores são uma realização de Blogueiras Negras, Rádio Aconchego e Coletivo Cabelaço.Apoio – Fundação Heinrich Böll.

A história da imprensa negra está permeada de mulheres negras. É fato que temos um grande desafio posto: quase que como uma arqueologia, desvendar os nomes, os sobrenomes, os caminhos e passos daquelas que de longe vislumbraram futuros reais.

Inspiradas todas nas filosofias africanas de memória, ancestralidade e autonomia, nós conversamos com a Professora Doutora Martha Rosa Queiroz. Olindense, historiadora e militante, Martha Rosa nos oferece uma contação toda especial do que foram os anos de sua atuação junto a outras mulheres nos jornais do Recife da década de 70 e 80.

Ainda bem jovem, Martha Rosa inicia sua trajetória nos movimentos negros e feministas, justamente na época da redemocratização brasileira. Ouví-la é presenciar o passado com as mais ilustres figuras  recifenses: a também professora Inaldete Pinheiro, o poeta Pedro Américo e tantas outras companheiras citadas nesse podcast.

Como boa historiadora, a Prof Marta Rosa nos remonta aquele contexto e nos explica a efervescência do cenário do Recife e a profusão de movimentos culturais que também fizeram explodir mobilizações, articulações e sobretudo o surgimento de jornais como o Negritude, Negração, Djumbay, dentre outros. 

É com muito carinho, atenção e deslumbramento que convidamos vocês ouvintes a escutar esse audião, entendendo que parte desta história contada é também parte do legado de comunicação das mulheres negras que queremos registrar para todas nós, mulheres e homens negros. Desfrutem!

You May Also Like